VI Triatlo Cidade de Quarteira - Carlos Gravata, Taça de Portugal, 29/04/2007.

Tri-Oeiras Sport Clube vence em Quarteira e assume a liderança da Taça de Portugal

O Triatlo de Quarteira é uma homenagem a Carlos Gravata, mentor da prova já falecido. Com as distâncias de 750 metros de natação, 19 Km de ciclismo e cerca de 5 Km de corrirda, este é um dos mais importantes, e concorridos, Triatlo que se realiza em solo português. Este ano, entre as duas centenas de atletas que estavam inscritos, realce para a presença de Pedro Basílio, um atleta sem uma perna e que recorreu a uma prótese para realizar a prova. Pela sua determinação e força de vontade merece a nota de destaque pelo Tri-Oeiras SC e mostrou às muitas centenas de pessoas que assistiam, que é capaz de superar muitos obstáculos e que o Triatlo é um desporto para todos.

Pelas 11h00 deu-se então início à terceira etapa da Taça de Portugal, a mais importante competição do calendário nacional de Triatlo e Duatlo do nosso país. Vasco Pessoa (Clube Olímpico Oeiras) liderou o primeiro segmento - o de natação - do princípio ao fim, concluindo-o em pouco mais de nove minutos. Pedro Gomes (Tri-Oeiras SC) viria a escassos metros, incluído num pequeno grupo que contava também com João Pereira (Alhandra SC) e Miguel Arraiolos (Clube Olímpico Oeiras). Marcos Duro e Francisco Amian eram o segundo e terceiro atletas do Tri-Oeiras SC a sair da água, com os também seus companheiros de equipa, Miguel Ganchinho e Hugo Ribeiro, pouco atrás.

O segmento de ciclismo estava dividido em três voltas, sem grande dificuldade, onde Pedro Gomes rapidamente recuperou o espaço perdido, para o então líder da prova Vasco Pessoa, e, juntamente com Miguel Arroiolos, João Pereira, Ruben Costa e Fabrício Tomas, passaram a liderar a prova. Miguel Ganchinho, entretanto, e também ele com um fulgurante ciclismo, foi recuperando posições até se juntar a Rui Rodrigues (Tri-Oeste) e Pedro Palma (Clube de Triatlo do Perosinho) e assim constituir o primeiro grupo perseguidor. Mais atrás, formou-se um numeroso pelotão onde, entre outros, estavam Hugo Ribeiro e Francisco Amian (Tri-Oeiras SC), Sérgio Dias (Tri-Oeste) e Custódio António (SR Camarnal). Já na última volta de ciclismo, Pedro Gomes atacou numa das poucas rampas existentes no percurso e apenas Miguel Arraiolos foi capaz de acompanhar o ritmo imposto pelo atleta do Tri-Oeiras SC. Ambos chegariam isolados na frente à segunda transição e adiavam assim a decisão da prova para o segmento final de corrida.

Logo no primeiro kilómetro da corrida a pé, Miguel Arroiolos assumiu a liderança para não mais a largar até fim, vencendo assimm a sua primeira etapa da Taça de Portugal. Pedro Gomes, com uma sólida prestação, conservou a segunda posição durante todo o segmento de corrida, num percurso pelo paredão da praia de Quarteira onde, o muito público entusiasta, aplaudia os atletas. Graças às excelentes prestações de Miguel Ganchinho, na 11ª posição, e Francisco Amian, 25º na geral, o Tri-Oeiras Sport Clube venceu colectivamente, superando o Tri-Oeste e o Alhandra SC, 2ª e 3ª equipas respectivamente. Em femininos, a vitória sorriu individualmente a Bárbara Clemente (Clube Olímpico Oeiras) e colectivamente também ao seu clube.

Com esta vitória colectiva, o Tri-Oeiras SC assume a liderança da Taça de Portugal em masculinos, com o mesmo número de pontos do Clube Olímpico Oeiras.

Mais atletas do Tri-Oeiras SC em prova: Marcos Duro (33º), Carlos Gomes (37º), Hélder Milheiras (39º), Hugo Ribeiro (41º), Carlos Fernandes (47º), Hugo Ferreira (58º), António Gomez (59º), João Pereira (60º), João Inácio (69º), Jorge Vieira (110º), Pedro Alves (112º), Timóteo Reinaldo (149º), Isaura Faria (159ª), Hélder Ribeiro (171º) e António Moriés (173º).


Já no próximo sábado realiza-se a segunda edição do Lisboa International Triathlon, com as distâncias de 1900 metros de natação, 90 Km de ciclismo e 21,1 Km de corrida a pé, no Parque das Nações. A partida está marcada para as 8h00 com o segmento inicial de natação a decorrer dentro do lago artificial do Oceanário. Sérgio Marques, Pedro Gomes (Campeão Nacional em título) e Miguel Ganchinho são os atletas do Tri-Oeiras SC que irão estar, com certeza, em plano de destaque. O Lisboa International Triathlon irá contar com mais de 300 atletas, entre os quais o dinamarquês e Campeão da Europa de Triatlo Longo em título, Jens Koefoed.

Sem comentários: