Triatlo Sprint de Sines, Circuito Nacional (20/05/2007)

Realizou-se hoje, domingo 20, o II Triatlo Sprint de Sines, prova pontuável para o Circuito Nacional de Triatlo. Duas semanas depois do Lisboa International Triathlon, o vento continua a abalar o território nacional e, com percursos de ciclismo e corrida praticamente planos, seria o principal adversário dos quase 160 atletas que alinharam à partida. A água da praia Vasco da Gama em Sines - a 13ºC - fazia antever um dia ainda mais gelado para todos.

Pelas 11h deu-se então a partida do areal da baía de sines, para 750 metros de natação. João Amorim (Alhandra SC), Ruben Costa (CVG) e Vasco Pessoa (Clube Olímpico) foram os primeiros a sair da água, encabeçando um numeroso (!) pelotão composto principalmente por atletas ainda juniores. Pedro Gomes, Tri-Oeiras SC, após uma queda no momento da partida para a natação, não vinha integrado nesse primeiro grupo e perdia cerca de 30 segundos para os primeiros à entrada para a transição. Marcos Duro, Miguel Ganchinho e Carlos Gomes eram, por esta ordem, os seguintes atletas da Tri-Oeiras SC a fazer a transição para o segmento de ciclismo.

Já em cima da bicicleta, Pedro Gomes viria a registar uma fulgurante recuperação e, sensivelmente a meio do segmento, encostou no grupo líder, na altura composto por cerca de nove atletas. Miguel Ganchinho e Carlos Gomes, um pouco mais atrás, recuperavam também posições. Marcos Duro, após uma queda, foi forçado a desistir durante os 20 Km de ciclismo. Ainda com níveis altos de adrenalina depois da queda logo no ínicio, Pedro Gomes imprimiu um ritmo forte nos últimos kilometros e reduziu o grupo líder a cinco atletas, com a decisão da vitória final a ficar adiada, assim, para o segmento final de corrida a pé.

Também o percurso de corrida, não apresentava qualquer dificuldade altimétrica. Pedro Gomes (Tri-Oeiras SC) seria o primeiro a sair da transição, para as duas voltas de 2,5 Km (totalizando 5 Km de corrida a pé), logo seguido de João José Pereira (Alhandra SC). Rapidamente os dois isolaram-se na liderança, com Ruben Costa (CVG) na perseguição. Com pouco mais de meia volta percorrida, João José Pereira colocou-se na liderança com Pedro Gomes, já algo desgastado, a não conseguir acompanhar a passada da esperança olímpica de Alhandra. E assim, se manteve o pódio até final. João José Pereira venceu em pouco menos de 58 minutos, Pedro Gomes foi o primeiro atleta do Tri-Oeiras SC a cortar a meta na segunda posição e Ruben Costa seria terceiro classificado. Com os contributos de Miguel Ganchinho (11º) e Carlos Gomes (17º), a Tri-Oeiras SC obteve o segundo lugar do pódio colectivo.

Em femininos, Mariana Costa levou a melhor sobre Nadine Almeira e Ana Filipa Sampaio, e venceu. Isaura Faria e Catarina Jerónimo foram as representantes da Tri-Oeiras SC em prova.


Outros atletas do Tri-Oeiras SC em prova: António Gomes (26º), Hugo Ferreira (28º), João Inácio (47º), Jorge Vieira (69º) e Hélder Ribeiro (116º).

Sem comentários: